Powered By Blogger

terça-feira, 3 de abril de 2012

Saiba como aproveitar melhor o espaço em cômodos pequenos

A cozinha é apertada? No espaço do quarto fica difícil comportar duas crianças? 
Não está conseguindo pensar em como colocar sofá e mesa numa sala pequena? 
Não se aperte. Reunimos aqui dicas para você aproveitar melhor o espaço de cômodos pequenos na sua casa


Dica 1 
Seu banheiro é pequeno e você não sabe como ganhar espaço dentro dele? Alguns especialistas explicam que a melhor prática para otimizar a área do banheiro é usar branco e espelho: da altura da bancada até o teto, o espelho é o recurso mais usado pelos arquitetos. A profundidade dos armários também interfere no movimento dentro do local e o tamanho ideal é aquele onde você possa colocar pequenos cestos de roupa, papel higiênico e itens de limpeza.
Não use papel de parede no banheiro. "Papel de parede só para lavabos. Na área de banho a umidade favorece a criação de fungos e faz descolar bem rápido. Uma dica ótima para banheiros pequenos é usar ao máximo a área do espelho, com armário de 15cm de profundidade, por exemplo, portas de correr e espelho na frente. Pode-se guardar de tudo", sugere a arquiteta Ruth Borgmann.  
Prateleiras e nichos
Muitas vezes o problema do espaço no banheiro é com o cesto de roupas. Ele não pode ser grande e deve harmonizar com o ambiente. A saída, para o arquiteto Ricardo Miura, é organizar um espaço no gabinete: "Para cestos de roupas, não há mágica. Abre-se mão de parte de um gabinete ou fazendo-o dentro deste, com uma porta basculante. Já para os utensílios de limpeza, como xampu e condicionador, dependendo da parede, dá para fazer nichos". 


Dica 2

Montar a cozinha não é tarefa das mais fáceis e quando o espaço é pequeno a dificuldade é ainda maior. A dica é começar observando a cuba. Se o apartamento for alugado - ou se você não puder reformar o seu -, toda a decoração e organização do espaço será em torno dela. Para facilitar, coloque o fogão perto da pia. Se o orçamento permitir, opte por móveis de cozinha embutidos e planejados. O objetivo é sempre deixar a cozinha e o espaço mais funcional possível. Veja abaixo galeria de fotos com modelos de cozinhas pequenas para você se inspirar!
 A cor ideal para a cozinha é o branco
"O branco dá sensação de amplitude. O teto, principalmente, tem que ser branco", explica a arquiteta Nina Rosa Benevenuto Rech, da Anima Arquitetura. Segundo ela, os utensílios que são mais usados podem ficar pendurados por ganchos. Mas nem tudo deve ficar à mostra. "Prefiro que apenas os objetos mais usados fiquem expostos porque cozinha é um lugar que acumula muita gordura", reforça. 
Objetos de desejo, cooktop, forno elétrico, cafeteiras modernas e outros eletromésticos podem virar um transtorno num espaço pequeno. A solução? "Colocamos móveis suspensos, eletrodomésticos embutidos no armário, prateleiras. Temos que fazer milagre", conta Nina Rech. 

Dica 3

Se a sua sala é pequena, algumas regras são básicas: tenha poucos móveis, use prateleiras para colocar os objetos de decoração, cores claras nas paredes e espelhos são usados como truque para o local aparentar ser maior do que é e tome cuidado ao comprar a mesa do jantar, pois o ideal é que seja de um tamanho que permita a mobilidade de andarem em volta dela. Veja abaixo galeria de fotos com salas pequenas!
"A primeira decisão importante é não entulhar a sala com muitos móveis porque fica apertado. Um sofá um pouco grande resolve a questão do convívio e o local para assistir TV, em vez de usar várias cadeiras ou poltronas pequenas", afirma a arquiteta Adriana Valle, da Migs Arquitetura. Segundo ela, o espelho pode ser usado, mas com cuidado para não errar na mão e ficar feio. Em ambientes pequenos eles se encaixam bem em móveis baixos ou refletindo o que tem do lado de fora da janela. 
Qual é o sofá ideal?
E quando a dúvida de comprar ou não a estante surgir, lembre-se deste conselho: "Uma estante inteira faz o local ficar mais apertado. Eu sempre indico um móvel baixo e prateleiras soltas na parede. Fica mais aberto e o visual mais leve", afirma Adriana. Um sofá claro e com braços pouco volumosos harmonizam com o visual e, se não houver espaço para uma mesa de centro, uma banqueta serve de apoio para ficar perto do sofá e vira um curinga em uma festa, funciona como banco.

Dica 4

Quartos pequenos para crianças já são um problema. O pior é quando o espaço reduzido precisa comportar dois ou mais irmãos. Como decorar o quarto para duas crianças? E quando o filho já é crescido e precisa ceder espaço para um bebê? De acordo com o arquiteto Billy Scatena, neste caso, o ideal é voltar a decoração um pouco mais para o filho mais velho. 
"O mais indicado é puxar um pouco mais para o mais velho, pois este ficará mais constrangido em um ambiente muito infantil. Quando se trata de menino e menina em um mesmo local, utilize cores, materiais e objetos de decoração neutros. Faça, porém, cada canto com a cara de cada um, sem contrastar muito a ponto de criar uma confusão de informações", explica Billy, do escritório Billy e Daniella Scatena Arquitetura.
Crianças querem quarto divertido
Leila Bittencourt e Fernanda Casagrande, da Oba! Arquitetura, são especializadas em projetos para quartos infantis. Segundo Fernanda, o importante é ouvir o desejo de cada criança para seu espaço. "Às vezes, quem complica são os pais. Tem gente que acha que quarto de futebol precisa ser todo temático e de princesa, todo rosa. Não precisa ser assim. Poucos elementos satisfazem as crianças", explica. Leila Bittencourt afirma que beliche é o grande sonho das crianças. Mas nem tudo são flores. "As crianças adoram beliche. No início, todo mundo gosta, mas chega um momento que ninguém quer mais dormir na parte de cima. A manutenção, como a troca de roupas, também é complicada. Se puder, opte por duas camas", indica Leila. Veja abaixo fotos de quartos de irmãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário